quinta-feira, 11 de agosto de 2011

NOTICIAS LOCAIS


Bebê baleado em chacina deixa a UTI


IPATINGA – O quadro clínico do bebê Letícia Lima Bonfim, de 34 dias, único sobrevivente da chacina que aconteceu no último dia dois, no Residencial Ayrton Senna, em Ipatinga, está cada dia melhor, conforme a Assessoria de Imprensa do Hospital Márcio Cunha (HMC). De acordo com o médico-pediatra Luiz Felipe Sabra, “o bebê evoluiu de forma satisfatória, o estado de saúde é estável, mas inspira cuidados”. Letícia não está mais hospitalizada na UTI Neonatal Pediátrica do HMC e passou para a internação comum. 

O bebê recebeu um tiro na cabeça na fatídica manhã em que a chacina aconteceu. Na ocasião, três pessoas foram assassinadas pelo comerciante Vantuil Luís Soares, o “Vantinho”, 42, que cometeu suicídio. Ele invadiu a residência da ex-namorada, situada no número 240 da Rua Baruc, no Residencial Ayrton Senna, e descarregou uma arma de fogo contra quem viu pela frente. Junio de Lima e Souza, 23, foi baleado no rosto e morreu na hora. Uma de suas irmãs, Malvina de Souza Lopes Pena, 34, recebeu um disparo no abdômen e perdeu a vida depois de socorrida ao HMC. A mãe do bebê e também irmã de Junio e Malvina, Elizabeth Ferreira Lima Bonfim, 29, morreu depois de socorrida ao HMC. Elizabeth também foi baleada no abdômen, perdeu muito sangue e chegou a ser submetida a uma cirurgia, mas não resistiu.

Letícia nasceu no último dia oito de julho. Vantuil era ex-namorado de Malvina e teria invadido a casa e cometido a barbárie por não aceitar o fim do relacionamento, que teria sido imposto por ela.

Garota viciada em crack não pára de invadir casas
Responsável por vários furtos em Ipatinga, adolescente é constantemente detida pela PM, mas tem que ser ouvida e liberada

IPATINGA – “O caso dela é mais social do que de polícia”. A declaração é da delegada Irene Angélica Franco, responsável pela Delegacia de Crimes Contra a Mulher e Orientação ao Menor de Ipatinga. A policial se refere a uma adolescente de 16 anos, que ficou pejorativamente conhecida como “Mulher-Aranha”. Responsável por vários furtos na região dos bairros Jardim Panorama, Veneza, Veneza II, Caravelas e Centro, a menor é constantemente detida pela Polícia Militar, mas é levada para a delegacia, ouvida e liberada, voltando às ruas para novamente invadir casas em busca de objetos que sirvam como moeda de troca por drogas, já que ela é viciada em crack. Irene Franco esclarece que a garota não comete crimes violentos e, por isso, não se pode pedir o recolhimento dela em algum Centro de Internação para Adolescentes (Cia). “Ela é usuária de drogas e precisa é de tratamento”, afirma a delegada.

Somente em julho, a adolescente foi apreendida pela PM nada menos que 13 vezes. Na madrugada desta quarta-feira (10), ela foi detida após invadir uma casa na Serra do Miradouro, no Bairro Jardim Panorama. “A menor, durante madrugada, entrou na residência da vítima, na Rua Serra do Miradouro, e foi surpreendida fazendo um lanche. Ela foi detida pelo morador e por testemunhas. A PM foi acionada e a conduzimos outra vez à 1ª DRPC (1ª Delegacia Regional de Polícia Civil)”, informou o cabo Lobato, da Polícia Militar.

O policial revela que, horas antes, a “Mulher-Aranha” já havia sido detida por invadir uma casa. “Ela foi taxada com esse apelido pelo fato de ter facilidade de entrar em locais altos e de difícil acesso. Quando a apreendemos na Rua Serra do Miradouro era a segunda vez, somente na madrugada desta quarta-feira, que ela estava sendo conduzida à delegacia por furto. Foi à 1ª DRPC da primeira vez e saiu, entrou em outra residência e foi apreendida novamente”, relatou Lobato.
Ainda de acordo com o cabo, a menor não é agitada ou violenta. “Ela não reage à prisão, se entrega sem causar problemas e é tranqüila. É mais uma adolescente vítima das drogas”, completou o militar.

Delegacia
Nesta quarta-feira, a “Mulher-Aranha” foi detida durante a madrugada, ou seja, fora do horário de funcionamento da Delegacia de Crimes Contra a Mulher e Orientação ao Menor, situada na Rua Pedras Preciosas, no Bairro Iguaçu. Por isso ela teve de ser encaminhada à 1ª DRPC, onde prestou depoimento e foi liberada. “Os atos infracionais que essa menor pratica são, geralmente, sem violência ou grave ameaça. Ela não agride, não usa armas de fogo ou ameaça as vítimas. Portanto o procedimento legal é ouvi-la e entregá-la ao responsável ou ao Conselho Tutelar. Não podemos encarcerá-la. O que ela precisa é ser internada em uma clínica para reabilitação de usuários de drogas”, explica Irene Franco.

A delegada reitera que mesmo se existisse um Cia na região, a “Mulher-Aranha” não poderia ser encaminhada para lá. “A inexistência de um Centro de Internação para Adolescentes na região traz muitas dificuldades e problemas para nós. Mas, se existisse no Vale do Aço, ele seria destinado a adolescentes que cometem atos infracionais análogos a roubo, seqüestro, tentativas de homicídio e outros crimes violentos. O que ela (a menor) precisa é de tratamento”, ratificou a policial.

SUS
Irene Franco informou ainda que, na tarde desta quarta-feira, entrou com uma solicitação junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) visando buscar alguma solução médica para o caso da adolescente. “O SUS tem algumas clínicas que prevêem a internação de viciados em álcool e drogas. Ainda não sabemos se há alguma disponível na região para receber essa menor. No caso dessa adolescente é necessária uma internação involuntária, uma vez que ela não conseguiria ficar voluntariamente internada. Já fizemos algumas pesquisas em clínicas particulares e o tratamento ficaria em 10 parcelas de R$ 1.500”, disse a delegada. 

Dono de bar é baleado durante tentativa de assalto


IPATINGA – O comerciante Oceni Vilaça de Almeida, de 66 anos, dono de um bar na Rua Oscar Gonçalves, no Bairro Bom Jardim, em Ipatinga, foi baleado na noite desta terça-feira (9), durante uma tentativa de assalto ao estabelecimento. Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Márcio Cunha (HMC), onde permanecia internado.

Para a Polícia Militar, Oceni relatou que três homens chegaram ao bar e anunciaram o assalto. O comerciante reagiu ao roubo e correu para o interior do estabelecimento. Um dos marginais efetuou um disparo e atingiu Oceni pelas costas. Os três bandidos fugiram logo depois em direção à Rua Oscar Gonçalves. O trio abandou uma bicicleta no local. A Polícia Civil investiga o caso.

Prefeitura recolhe 20 barracas de ambulantes







Clima entre fiscais e vendedores ficou tenso na manhã desta quarta-feira. Segundo a PMI, ninguém tinha autorização para trabalhar no local

IPATINGA – Das 60 barracas que se encontravam instaladas na Av. Roberto Burle Marx, no Parque Ipanema, apenas 40 possuíam o direito de estar lá, segundo a Prefeitura de Ipatinga. Por isso, numa operação tensa realizada na manhã desta quarta-feira (10), a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) recolheu 20 barracas do local.

De acordo com a assessoria de Comunicação da PMI, a Sesuma fez o acompanhamento da freqüência e utilização dos proprietários em todas as barracas durante três meses. “Apurou-se que alguns proprietários não mantinham freqüência de funcionamento. A administração municipal tem a prerrogativa de realizar tal ação e fiscalizar a utilização do espaço público para comércio. Os comerciantes que foram retirados não possuem alvará sanitário junto à Secretaria de Saúde nem autorização da Sesuma para funcionar”, explicaram.

Com a retirada das barracas, a administração municipal garantiu que não serão instaladas outras no local.


Lideranças empresariais e políticas debatem desenvolvimento regional


Políticos e empresários da região acompanharam atentamente os debates

IPATINGA - Durante o seminário Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional, promovido pela Fiemg, em parceria com o Sebrae-MG e a Fundação João Pinheiro, que contou com a palestra "Região Metropolitana - Estratégia para o Desenvolvimento do Vale do Aço", o secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira de Oliveira, destacou a importância da região metropolitana para soluções estratégicas referentes à infraestrutura, segurança, saúde, mobilidade, disposição de resíduos sólidos e geração de emprego nos quatro municípios envolvidos: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.
Segundo Silveira, a instalação do arranjo institucional da RMVA e a criação da Agência Metropolitana vão otimizar o serviço público e aproximar o governo da realidade local, o que proporcionará rapidez no atendimento às demandas locais. Ele afirma que o planejamento integrado em uma Região Metropolitana propicia ganho de escala, otimização de recursos públicos, desenvolvimento social e ambiental sustentável, aumento da competitividade e atração de investimentos.

AGENDA
O presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, destacou a importância do debate junto ao governo do Estado, visando mais investimentos e desenvolvimento regional. "Temos que criar uma agenda positiva de desenvolvimento do Vale do Aço, pensando na região daqui a 30 anos", afirmou.
De acordo com Luciano, é fundamental planejar conjuntamente o adensamento das cadeias produtivas da região. "É preciso agregar valor ao que é produzido pelas empresas-âncoras do Vale do Aço, nos setores do aço, do inox e da celulose", opinou Araújo. Ele ainda destacou que a região tem o maior PIB industrial do estado. "Devemos usar isso para desenvolver e verticalizar o que é produzido aqui, para sermos um vale de oportunidades".

PARTICIPAÇÃO
Também participaram do debate intermediado por Luciano Araújo e participação do secretário Alexandre Silveira, o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fábio Veras, o diretor da Usiminas em Ipatinga, Francisco Amério, o presidente da Fundação Aperam Acesita, Anfilófio Salles Martins e o gerente geral Industrial da Cenibra, Róbinson Félix.

PLANO
O projeto Plano de Desenvolvimento Industrial e Regional passará por todas as regionais da Fiemg. Em cada uma delas, um palestrante apresentará um assunto de interesse do empresariado local, promovendo a discussão sobre a competitividade e o desenvolvimento da indústria mineira. Os eventos reúnem lideranças empresariais e políticas, dirigentes sindicais, formadores de opinião e instituições de apoio às regionais do Sistema Fiemg, autoridades políticas locais e universidades.


NACIONAIS

Falta de gasolina fará preço subir em Minas 
  Distribuidoras ameaçam repassar aos postos o custo do transporte do produto de Duque de Caxias (RJ) e Paulínea (SP). Manutenção na Regap deve durar todo o mês de agosto


Pedro Rocha Franco -





No posto Vila Cruzeiro, em Divinópolis, cartaz na bomba avisa que produto está em falta desde sexta-feira
A seca da gasolina nas bombas dos postos de Minas deve significar aumento de até R$ 0,15 no litro do combustível nas bombas para cobrir o custo das distribuidoras com o frete. No período de manutenção da Refinaria Gabriel Passos (Regap), as empresas são obrigadas a seguir até as unidades de Duque de Caxias (RJ) e Paulínia (SP) da Petrobras para suprir a demanda do estado. Com isso, os custos do transporte podem encarecer o combustível, numa variação superior a 6% em relação aos valores cobrados na semana passada. Cálculos do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) apontam que o frete pode encarecer entre R$ 0,05 e R$ 0,15 o litro da gasolina e do diesel.

Por causa do problema com a Regap, as distribuidoras estão buscando quase metade do volume total nas refinarias paulistas e fluminenses. Em vez de abastecer em Betim, é preciso rodar 440 quilômetros até a Baixada Fluminense ou 609 quilômetros até o interior paulista, transporte que onera o preço da operação. “É um valor expressivo”, diz o presidente do Sindicom, Alísio Jacques Mendes Vaz, em relação ao preço do frete para outros estados. Em conversa com Vaz, nessa quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Revendedores Varejistas de Combustível de Minas Gerais (Minaspetro), Paulo Miranda, questionou se as distribuidoras absorveriam os gastos com frete para transportar combustível das refinarias de São Paulo e Rio de Janeiro. “É provável que o custo seja repassado para o posto”, afirma Miranda, ressaltando que, por consequência, os


donos de postos de combustíveis também repassarão os gastos aos consumidores.

O problema, no entanto, poderia ser agravado por um desabastecimento mais amplo no estado, o que o Minaspetro acredita ser difícil ocorrer. Para o presidente do Sindicom, Alísio Jacques Mendes Vaz, trata-se apenas de um problema de logística. “O produto existe, não há falta de combustível. Existe, sim, um gargalo. As bases de Betim não estão preparadas para receber combustível por caminhão. Por isso pode haver demora para abastecer alguns postos, gerando desconforto para o consumidor, que, se não encontrar o produto no posto onde está acostumado a ir, terá que andar mais 500 metros, até o próximo posto”, afirma Vaz.

Dono de dois postos de combustível – um no Bairro Sagrada Família e outro no Centro –, o empresário Osvaldo Lara Filho afirma que todos os dias acaba a gasolina nas duas unidades. A explicação é que a distribuidora entrega apenas uma porcentagem do que é pedido. No caso dele, é preciso abastecer o posto do Sagrada Família com 20 mil litros/dia, mas a Ipiranga está entregando o máximo de 15 mil litros, deixando parte do dia sem gasolina. Os postos funcionam até a meia-noite, mas, no começo da noite, diariamente, ambos ficam sem gasolina, aguardando a chegada do carregamento para a manhã seguinte. “A falta de gasolina gera um efeito cascata. Falta num posto e os clientes vão procurar em outro, o que aumenta a clientela e a demanda, mas, aí, uma hora acaba a gasolina lá também e eles vão procurar em um terceiro estabelecimento”, explica.
Próximo dali, na Avenida Silviano Brandão, outro posto da bandeira Ipiranga estava sem gasolina comum na tarde dessa quarta-feira. O produto havia acabado por volta do meio-dia. O empresário Leonardo Pereira, dono do posto, encomendou 10 mil litros na terça-feira, mas a distribuidora não entregou. “A promessa é de que entreguem metade do que foi pedido só hoje à tarde”, afirma, reiterando que a consequência deve ser um faturamento 50% menor neste mês. “Se vendo muito, o lucro por cada litro pode ser menor. Mas se o volume de venda cai muito, a margem de lucro também precisa ser maior”, afirma o dono do posto, considerando a possibilidade de aumentar o valor cobrado pelo combustível já para os próximos dias.

Agosto



Distribuidoras entregam gasolina em volumes abaixo do encomendado
A seca nas bombas de Minas Gerais deve se prolongar até o fim do mês, tempo previsto para durar a parada da produção de parte da Refinaria Gabriel Passos. Em nota, a Petrobras afirma que a manutenção irá durar apenas um mês, estava prevista desde abril e foi informada às distribuidoras em reuniões técnicas do setor. “Nessas reuniões a companhia informou às empresas distribuidoras sobre as alternativas de suprimento de gasolina”, diz nota da empresa. O comunicado afirma que a empresa reduziu em 25% seu fornecimento de gasolina, passando de 160 mil metros cúbicos/mês para 120 mil metros cúbicos/mês.

Levantamento feito no site da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que, se comparados os preços do combustível em períodos antes e depois da safra da cana-de-açúcar em 2010 e 2011, os valores da gasolina e do etanol foram afetados neste ano por causa da safra insuficiente da cana. Em fevereiro do ano passado, período anterior à colheita, o etanol custava R$ 1,65 (menor preço), apresentando queda no preço para R$ 1,39 em agosto, durante a colheita. Neste ano, a diminuição nas bombas não ocorreu. A pesquisa mostra que, no comparativo entre os dois períodos, o litro do etanol subiu de R$ 1,63 (fevereiro/2011) para R$ 1,79 (agosto/2011). E a falta do combustível fez a trajetória da gasolina seguir direção idêntica.

Enquanto isso, país produz menos álcool

Estimativa da consultoria Datagro aponta que a indústria da cana-de-açúcar vai moer menos do que estava previsto para a safra 2011/2012. Em contrapartida, vai elevar as importações do etanol. O levantamento mostra recuo da moagem de 584 milhões de toneladas. Na Região Centro-Sul, a queda é de 16,5% em relação à safra anterior. A explicação do presidente da Datagro, Plínio Nastari, é que os produtores estão tendo problemas na colheita mecanizada e ainda que parte da cana foi afetada pelas geadas. A produção de álcool na Região Centro-Sul caiu para 21,9 bilhões de litros, 13,7% menor que a safra do ano passado.



O desabastecimento dos postos de combustível não se limita à Grande Belo Horizonte. A distribuição de gasolina para o interior é insuficiente e o problema da capital se repete em outras cidades. Há postos que sofrem com a falta do combustível desde segunda-feira. Em Sete Lagoas, na Região Central, em um dos postos mais afetados até agora, da bandeira Ipiranga, o combustível está em falta desde segunda-feira.

Segundo a gerente do posto, Idê Marivalquir Silva Filha, o problema ainda está só na gasolina, mas, se o abastecimento continuar precário, ela também pode começar a ter falta de álcool. “O etanol está sendo a alternativa para os clientes que
têm carro flex, mas o estoque do combustível também está baixo. Inclusive, colocamos uma placa na bomba de gasolina, explicando que o problema não está no posto”, revela.

No Posto Vila Cruzeiro, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, o aviso foi colocado na bomba: “Estamos sem gasolina”. O desabastecimento começou no fim de semana e não há previsão de quando voltará ao normal. Segundo o gerente Wallison Rodrigues Silva, geralmente são necessários 40 mil litros diários de gasolina para deixar o estoque em dia. No entanto, desde o início da semana a distribuidora tem entregado apenas 5 mil litros. “Hoje, a gasolina acabou às 8h. Ficamos o dia todo sem o produto. Com isso, a procura pelo álcool tem aumentado. Ainda não contabilizamos o prejuízo, mas sabemos que será alto”, diz.

Trocar a gasolina pelo álcool. Essa foi a opção encontrada, em Divinópolis, pelo administrador Pedro Paulo Faria, de 34 anos, que teme um possível aumento de preço. “A situação não é preocupante apenas para os postos. Também estamos tendo que nos adaptar e acredito que não vai demorar para o preço do combustível subir de forma geral.”


Salvador sai na frente de BH e garante ampliação do metrô 
  Mineiros esperam para o fim deste mês definição do Ministério das Cidades


Marcelo da Fonseca





A notícia tão esperada pelos belo-horizontinos chegou primeiro para os soteropolitanos. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciaram esta semana que a capital baiana vai iniciar em janeiro de 2012 a construção de 34 quilômetros de metrô, que serão acrescentados aos atuais seis quilômetros. Com a abertura do edital para as obras prevista para no máximo 40 dias, a definição das datas renovou as esperanças de usuários do transporte público na Bahia, que, assim como os mineiros, estão cansados de ouvir promessas seguidas e poucas ações concretas para tirar do papel as obras de ampliação do metrô. Na semana passada, a Prefeitura de BH anunciou a desistência das obras para o bus rapid transit (BRT) na Avenida Pedro II, apontando a falta de recursos para a desapropriação necessária para a obra.

Nesta quinta-feira será apresentado oficialmente em Salvador o procedimento de manifestação de interesse (PMI) com os detalhes do projeto, que prevê um novo trecho para o metrô e a integração com trechos do subúrbio da cidade. O novo traçado vai ligar o aeroporto internacional à estação do estádio da Fonte Nova, uma das arenas que receberão os jogos do Mundial de 2014, e será construído na superfície. Onze empresas já manifestaram interesse na obra, sendo que 10 foram habilitadas para realizar os estudos e sete já entregaram propostas.

Segundo a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, o projeto já tem R$ 570,3 milhões liberados pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, e vai receber mais R$ 1,6 bilhão do PAC da Mobilidade Urbana, programa que também é coordenado pela pasta das Cidades. Outros R$ 800 milhões serão aportados pela iniciativa privada, totalizando R$ 3 bilhões para as melhorias do transporte público de Salvador. Até 31 de dezembro, o governo do estado terá contratado a empresa ou consórcio que ficará responsável pela obra.

Anúncio
Para os mineiros, a expectativa de que recursos federais sejam liberados para a ampliação do metrô tem data marcada para acabar: no fim deste mês, quando o Ministério das Cidades divulgará quais obras serão contempladas com os recursos do PAC da Mobilidade Grandes Cidades. Em julho, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) apresentou a proposta de Parceria Público Privada (PPP) para a equipe técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo financiamento do programa. Segundo o Ministério das Cidades, ainda não há definições sobre as obras apresentadas pelos gestores mineiros, mas até o fim do mês as escolhas devem ser anunciadas.

No lançamento do programa, a previsão inicial para a divulgação das cidades que serão atendidas com os recursos do PAC da Mobilidade era 12 de junho, mas poucos dias antes da data marcada o ministério informou que as definições seriam adiadas em 60 dias, tempo necessário para que todos os projetos fossem avaliados pela equipe técnica da pasta. Belo Horizonte foi incluída no grupo 1 do programa, que visa a melhorar a infraestrutura de transporte em cidades e regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes.

Uma década de atraso

Com obras iniciadas em 1981, o metrô de Belo Horizonte só começou a transportar passageiros em 1º de agosto de 1986. O percurso de 10,8 quilômetros tinha início na estação Eldorado, em Contagem, e terminava na Lagoinha, na Região Noroeste. A linha foi ampliada em 17,4 quilômetros, chegando ao Vilarinho, em Venda Nova, em 2002. De lá para cá, apenas obras de manutenção foram feitas. Estudos de viabilidade das linhas 2 (Barreiro/Santa Tereza) e 3 (Pampulha/Savassi) foram iniciados há mais de uma década, mas as obras não saem do papel.



Ator Reynaldo Gianecchini cogita tratar linfoma nos Estados Unidos

Renata Mariz -



Reynaldo Gianecchini, 38 anos
Depois de uma bateria de exames realizados desde o início do mês, quando se internou no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por conta de uma suposta faringite, o ator Reynaldo Gianecchini, 38 anos, teve a confirmação de que está com um linfoma não Hodgkin. Esse tipo de câncer linfático que acometeu o artista é o mesmo diagnosticado na presidente Dilma Rousseff no início de 2009, durante um checape rotineiro. Então ministra da Casa Civil, ela passou por quimioterapia e radioterapia por aproximadamente cinco meses depois de extirpar o único tumor que havia no corpo para fazer a biópsia, recuperando-se bem, conforme boletins médicos. No caso de Gianecchini, ainda é preciso aguardar a confirmação de alguns testes para saber o subtipo das células — se B, como Dilma teve, mais fácil de ser tratado, ou T, mais raro e complicado.

O ator, que cogita se consultar com especialistas nos Estados Unidos, emitiu nota dirigida aos fãs. “Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês”, disse, no comunicado. De acordo com Antonio Buzaid, chefe do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José, em São Paulo, independentemente do subtipo do linfoma que o paciente tem, o tratamento-padrão é a quimioterapia e, dependendo do caso, a radioterapia. “Nunca se trata linfoma com cirurgia. O que se faz, como ocorreu no caso da presidente Dilma, é a retirada de um tumor para saber o nome do inimigo. Com isso, estabelece-se o tipo de droga, o período de tratamento, entre outras questões. Os eventuais tumores espalhados pelo corpo serão combatidos com remédios”, destaca Buzaid, um dos maiores especialistas do país na área de câncer.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, a cada ano, cerca de 10 mil novos casos de linfoma não Hodgkin surgem no país. Embora seja o tipo de câncer no sistema linfático mais incidente na infância, diz o instituto, a quantidade de casos duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas na terceira idade, “por razões ainda desconhecidas”. O hematologista Gustavo Bettarello pressupõe que, entre os mais de 20 subtipos de linfoma não Hodgkin existentes, o que acomete o ator é uma variante agressiva, mais comum em pessoas jovens. Apesar disso, ele explica que a doença é curável. “Em alguns casos, usa-se a imunoterapia, que ataca proteínas específicas das células doentes. As chances de recaída são muito pequenas”, explica Bettarello.

Drama familiar
A família de Gianecchini convive desde o início deste ano com outro drama relacionado ao câncer. O pai do ator está em tratamento por conta de um tumor no pâncreas. Apesar disso, o oncologista Buzaid descarta o componente genético para explicar o diagnóstico de Gianecchini. “Não há predisposição genética. O linfoma é algo que pode ocorrer com qualquer um de nós”, diz ele. Segundo o especialista, ter contato com alguns vírus, como o Epstein-Barr e Helicobacter pilory, ambos muito presentes na natureza, aumenta o risco de desenvolver o linfoma não Hodgkin. Exposição a radiações e agentes químicos, incluindo pesticidas, solventes, fertilizantes, herbicidas e inseticida, também são fatores associados ao surgimento de tumores no sistema linfático.


Sintomas
Entre os sintomas do linfoma não Hodgkin estão gânglios aumentados no pescoço, nas axilas e ou na virilha, sudorese noturna excessiva, febre, coceira na pele e perda de peso sem motivo aparente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).


ESPORTES


Era Cuca' começa com derrota do Galo para o Botafogo, pela Sul-Americana

 

De técnico novo, Alvinegro repete velhas falhas e perde em casa

Rodrigo Fonseca -
Treinador novo, competição nova, mas falhas antigas. Na estreia de Cuca, o Atlético perdeu por 2 a 1 para o Botafogo, nesta quarta-feira à noite, em Ipatinga, pela partida de ida da fase brasileira da Copa Sul-Americana. O Galo voltou a apresentar erros na defesa e na saída de bola. A equipe ainda criou chances, mas não foi eficiente para finalizar as jogadas.

Brigando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Atlético fica também em situação complicada no torneio continental. Para avançar à próxima fase, o time mineiro precisa vencer o jogo de volta, dia 23, às 20h15, no Engenhão, por pelo menos dois gols de diferença ou por um, desde que marque três ou mais. Quem levar a melhor nesse confronto vai enfrentar nas oitavas de final o vencedor do duelo Deportivo Cali (COL) x Independiente Santa Fé (COL) ou Universidad César Vallejo (PER). Pelo Brasileirão, o Galo entra em campo no domingo, contra o Coritiba, no Couto Pereira.

O Jogo



No começo da partida, o torcedor que foi ao Ipatingão viu o Atlético apresentar velhos problemas. Falhas na defesa, deficiência na saída de bola, tanto pelo meio quanto pelas laterais, e pouco poder ofensivo.

O Botafogo soube aproveitar os erros atleticanos e, em duas bobeiras do sistema defensivo do Galo, balançou as redes. A primeira logo aos seis minutos, quando Loco Abreu escorou o cruzamento de cabeça e Herrera mandou para as redes. Já aos 38 minutos, Maicosuel foi lançado nas costas de Réver e tocou na saída do goleiro Giovanni: 2 a 0.

O principal alvo do torcedor pela má atuação do time foi novamente o lateral-direito Patric. Vaiado a cada passe e jogada errada, o jogador acabou substituído pelom meia Wesley aos 26 minutos do primeiro. O volante Serginho passou a ocupar a lateral direita.

A muito custo, o Atlético criou boa chance aos 34 minutos, mas não contava com o erro da arbitragem. André recebeu na área e foi puxado. O árbitro Paulo César Oliveira nada marcou e a bola sobrou para Toró, que dividiu com o goleiro.

O Galo melhorou em campo, lamentou uma bola no travessão, com Magno Alves, e diminuiu o placar aos 44 minutos, com Richarlyson, que se esticou para completar com o pé direito para as redes: 2 a 1.

Na etapa final, o Atlético seguiu em cima. Aos dez minutos, Serginho fez belo cruzamento para André, que finalizou e o Jefferson salvou o Botafogo.

Aos 23, o Galo passou a jogar com improvisações nas duas laterais, já que Guilherme Santos saiu para a entrada de Mancini, e Richarlyson foi deslocado para a esquerda.

Os mineiros tiveram outra chance para empatar, aos 26 minutos, mas o Jefferson mais uma vez evitou o gol, na finalização de Mancini.

Apesar da luta para evitar a derrota, faltou qualidade ao Atlético para concluir as jogadas. O time ainda teve Toró expulso, aos 40 minutos, depois de receber o segundo cartão amarelo.

 


Roger diz que fará sacrifício para jogar contra o Avaí em Uberlândia

Meia retorna após entorse no tornozelo esquerdo e é opção para Joel no sábado

Gustavo Andrade



Depois de desfalcar o Cruzeiro nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro, Roger foi liberado pelos médicos para enfrentar o Avaí, neste sábado, às 18h30, em Uberlândia. Porém, o meia demonstrou que não se sente totalmente apto a voltar a defender o time celeste e afirmou que fará um “sacrifício”.

“Minha esperança é de jogar. Estou fazendo sacrifício para voltar ao time, jogar e poder ajudar”, disse Roger, que foi a campo pela última vez em 30 de julho, na derrota para o Botafogo, por 1 a 0, na Arena do Jacaré. Ele se contundiu no último lance daquela partida, ao sofrer uma pancada no tornozelo esquerdo.

Ainda com dores no local da lesão, Roger espera ajudar o Cruzeiro a amenizar a pressão sofrida pelos resultados negativos nas últimas rodadas. “É uma situação que eu ainda não havia passado aqui, é um clube com muita estabilidade e realmente estamos passando por uma fase ruim”, comentou.

“Espero poder estar à disposição no jogo de sábado, mesmo fazendo um sacrifício muito grande, porque ainda sinto dores no tornozelo, mas é a hora de todos darem as mãos para reverter essa situação. É complicado, mas sabemos que temos condições de reverter isso o mais rápido possível”, acrescentou o meia.

Depois de quatro derrotas consecutivas, para Atlético-GO, Botafogo, Flamengo e Internacional, o Cruzeiro tentará se reabilitar em Uberlândia. Neste sábado, a equipe volta ao Triângulo Mineiro para enfrentar o Avaí.

Para Roger, a iniciativa de mudar o local do mando de jogos poderá aumentar o cansaço dos jogadores, mas deverá ser superada. “É uma decisão da diretoria, cabe a nós respeitar. Teremos mais uma viagem, mais uma concentração, é mais desgastante, mas o que temos que fazer é tentar que isso não interfira e que possamos fazer um bom jogo e sair com a vitória”, salientou.


Givanildo prefere esperar pelo coletivo desta quinta para confirmar o time

Treinador já tem em mente a equipe titular do América para encarar o Botafogo

Ailton do Vale

O técnico Givanildo Oliveira ainda não confirmou o time que enfrentará o Botafogo, neste sábado, no Engenhão, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador prefere aguardar o coletivo desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, para anunciar os titulares.

No primeiro coletivo visando ao confronto, realizado nesta quarta-feira, o técnico fez três alterações em relação ao time que começou a partida contra o Fluminense, no último domingo, na Arena do Jacaré.

O zagueiro Willian Rocha entrou no lugar de Micão, que está vetado por ter sentido dores abdominais, Gilson substituiu Carleto, em tratamento, e Kempes foi a alternativa testada para suprir a ausência de Leo, suspenso.

O técnico Givanildo Oliveira comentou sobre as mudanças na equipe, mas não adiantou se Thiago Carleto está mesmo fora do duelo com o Botafogo.

“Nós já temos confirmados como ausências o Micao e o Leo. A princípio eu posso dizer que será esse o time que vai jogar, mas como eu tenho mais um coletivo, nesta quinta-feira, vou aguardar mais um pouco para dar uma confirmação”, declarou o comandante do Coelho.

O América precisa da vitória no Rio de Janeiro para confirmar a reação no Nacional. Na última rodada, o time goleou o Fluminense, por 3 a 0, e mostrou ter ânimo renovado para encarar a batalha contra o rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário