quarta-feira, 6 de julho de 2011

Campanha do Desarmamento 200 postos em MG

Minas Gerais vai ganhar quase 200 postos de coleta de armas e munições com o lançamento oficial no Estado, nesta terça-feira (5), da Campanha do Desarmamento 2011 - Tire uma arma do futuro do Brasil. O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e o secretário-executivo do Ministério da Justiça (MJ) e coordenador nacional da Campanha do Desarmamento, Luiz Paulo Barreto, assinaram um Termo de Cooperação Técnica entre União e Estado, que inclui as forças de defesa social de Minas Gerais, com destaque para a Polícia Civil e a Polícia Militar, na rede de recebimento das armas. 

A solenidade que deu início à campanha aconteceu no Teatro da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. A partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, a Polícia Militar terá cerca de 100 postos de arrecadação, que funcionarão em batalhões e companhias independentes. Já a Polícia Civil contará com 72 postos, localizados nas delegacias regionais do Estado. Atualmente, a Polícia Federal conta com oito locais de coleta na capital e interior. “Existe uma relação direta entre a quantidade de armas de fogo circulando e a violência e a criminalidade. Por isso, Minas Gerais não poderia deixar de abraçar e apoiar esta campanha do governo federal”, destacou o secretário Lafayette Andrada. 

De acordo com o secretário, em virtude do tamanho do território mineiro e para aumentar a capilaridade da campanha, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio das polícias, vai elaborar um desenho lógico de uma rede, onde as cidades-polos do Estado vão coordenar as cidades satélites. “Nós conseguiremos que mais de 100 cidades estejam presentes de maneira efetiva na Campanha do Desarmamento, em 2011”, disse. 

Durante a cerimônia de lançamento da campanha, foram entregues, simbolicamente, pelo Ministério da Justiça, 545 armas menos letais (tasers) destinadas às autoridades de segurança estaduais. A Polícia Militar receberá 315 tasers, a Guarda Municipal de Belo Horizonte, 200 e a Guarda Municipal de Varginha, 30. 

Novidades 
A Campanha do Desarmamento foi lançada no país no dia 6 de maio. Em dois meses já foram devolvidas aproximadamente 12 mil armas, segundo dados do Ministério da Justiça. Em Minas Gerais, de acordo com a Polícia Federal, de janeiro a até hoje, 630 armas foram entregues. Neste ano, a campanha traz novidades em relação às realizadas anteriormente, como a inutilização da arma já no ato da entrega, a ampliação dos postos de recolhimento e a participação efetiva da sociedade. Além das delegacias de Polícia Civil e dos quartéis de Polícia Militar, que passam agora ter posto de recolhimento, o Ministério da Justiça irá cadastrar organizações não governamentais (ONGs), associações de bairros e igrejas para receberem as armas e munições. No ato da entrega das armas, a pessoa irá receber um cupom com a numeração do equipamento e 24 horas depois poderá sacar o dinheiro em qualquer agência do Banco do Brasil. O valor vai variar entre R$ 100,00 e R$ 300,00, dependendo do tipo de arma entregue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário