segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mapa do tesouro: você já encontrou o seu?


Crianças, geralmente, ficam fascinadas com brincadeiras de caça ao tesouro. Mas elas crescem e passam a acreditar que, no mundo real, não há tesouro escondido e que as riquezas do mundo estão reservadas para os sortudos, esquecendo-se de que o maior tesouro está dentro delas mesmas. Para encontrá-lo, porém, é preciso ter um mapa.

A idéia é simples: quando você tem de visitar um cliente pela primeira vez, você pega o guia de ruas, localiza a endereço e, depois, a partir do ponto em que se encontra, traça uma rota para chegar ao destino. Na vida, para ser bem-sucedido, também é preciso ter um endereço (destino final) e, depois, sabendo onde você se encontra naquele momento, traçar um plano de ação que o leve aonde você quer ir. Simples, não é? Mas muita gente pula essas etapas e embarca em uma viagem sem fim que conduz a lugar nenhum.

No mundo em que vivemos, se andarmos sempre na mesma direção, voltaremos inevitavelmente, ao ponto de partida. Para conquistar objetivos é preciso defini-los claramente, tendo metas como alavancas para vencer a inércia. Mas é importante que as metas sejam positivas, pois vamos nos mover em direção a elas, e ninguém gosta de ir de encontro ao sofrimento. E as metas têm, também, de ser coerentes com nossos valores.

Valores são estados de espírito que expressam quem somos. Agimos, intuitivamente, de acordo com nossos valores, apesar de muitas vezes, desconhecermos os valores que nos movem. Uma coisa é certa: quando realizamos algo alinhado aos nossos valores, sentimo-nos plenos e felizes. É, pois, crucial identificar e fortalecer nossos valores, para que, ao traçar nossas metas, tenhamos condições de executá-las com sucesso. Caso você tenha uma meta bem definida, faça o caminho inverso e busque identificar, a partir da meta, que valores estão por trás dela.


Depois de definir metas e identificar valores, está na hora de traçar o mapa. Se você deseja comprar uma casa, por exemplo, estipule uma data para a compra. Depois, examine sua situação e desenhe uma estratégia. O que o impede de comprar a casa hoje? Falta de dinheiro? Como você pretende comprar a casa: à vista ou financiada? E o que você precisa para juntar a quantia faltante? Trabalhar mais? Economizar mais? Ser promovido? Mudar de emprego? Anote tudo o que lhe vier à mente numa folha de papel, de forma ordenada e coerente. Você está esboçando o seu mapa do tesouro.


Mas há metas intangíveis, como querer comunicar-se melhor, por exemplo, que também requerem um plano de ação. Então, pesquise sobre o assunto, procure ajuda profissional, busque desvendar seus bloqueios, encontrar a origem do problema e aja, interferindo no processo. Como estratégia, inclua exercícios de visualização: imagine-se comandando uma palestra na sua empresa, veja a roupa que usará, escute o discurso que fará, observe seus modos, sinta a reação das pessoas... Assim, quando estiver numa situação real, terá como avaliar e reconhecer sua vitória!


Imagine que sua trajetória até a realização de um objetivo é uma linha de trem: entre o “embarque” e o “destino final” existem várias “paradas”, e é preciso passar por todas antes de chegar ao “destino”.
Na vida, o “destino final” do trem pode ser chamado “metas de resultado” e as “estações”, de “metas de processo”. Vencer cada meta de processo fornece combustível extra para você se manter na linha e conquistar sua meta de resultado. Por isso, quando for desenhar seu mapa, dê muita atenção às ‘estações”, às paradas durante o caminho, para não ficar com a sensação de seu tesouro é inatingível. E com o mapa traçado, só lhe resta dar o primeiro passo em busca do seu tesouro. Só depende de você! Boa sorte!



Comércio faz liquidação de peças de frio no inverno


IPATINGA – Basta dar uma volta pelo Centro de Ipatinga para verificar que pelo menos 90% das lojas que comercializam roupas e calçados estão realizando liquidações de inverno. Nem bem as coleções foram apresentadas e os lojistas já se apressam a fim de que o estoque não sobre para a próxima estação.

Para o vendedor Weverton Andrade Pereira, que trabalha numa loja de roupas do Centro de Ipatinga, a intenção é não deixar os produtos de inverno guardados para o ano que vem. “Estamos em promoção. Mas não porque as vendas estão ruins. Pelo fato do frio ter chegado antes do inverno, estamos vendendo agasalhos desde o mês de abril. Agora em julho, bem no meio da estação, já colocamos a loja toda em promoção, com descontos que vão de 25% a 50%”, fala, explicando ainda que antes mesmo da chegada do outono, alguns comércios já recebem as novas peças, que deverão ser utilizadas assim que a temperatura esquentar um pouco. “O nosso objetivo é liquidar o estoque, e não sobraram roupas nem para os manequins”, brinca o vendedor, fazendo uma alusão aos bonecos da vitrine, que estão pelados.

A vendedora de uma loja de calçados, Ana Helena Andrade, destaca que em todo o comércio as botas estão sendo vendidas pela metade do preço. “As promoções começaram antes do período normal porque as vendas estavam fracas e alguma loja utilizou essa estratégia para atrair clientes. Se uma loja de calçados faz promoção, a outra, do mesmo segmento, acaba sendo obrigada a fazer também, para não perder venda”, explica.

A caixa Márcia Martins Moreira conta que a loja em que trabalha também utilizou do recurso para atrair mais clientes. “Iniciamos a promoção no dia 1º deste mês, com o objetivo de chamar os clientes. Estávamos na expectativa de que essa estratégia iria nos ajudar a alavancar as vendas, mas infelizmente tudo continuou como estava. O movimento está fraco e, apesar do inverno estar mais frio esse ano, as pessoas que moram aqui na região não investem em roupas para esta estação, pois aqui é uma localidade muito quente, e muitos falam que não compensa”, disse.

Na opinião de Severino Ramos, gerente de uma loja de roupas, as liquidações dão um “gás” a mais nas lojas. “A melhor época para vendas de roupas de inverno é agora, no frio. E as promoções nos ajudam a ter bons resultados. Estamos oferecendo descontos de até 40%”, finaliza.



Moradores pedem melhorias em quadra na Vila Militar


IPATINGA - Além de ser utilizada como área de lazer por crianças e adolescentes do Bairro Vila Militar, a quadra poliesportiva localizada entre as ruas Porto e Tucumã serve como um ponto de encontro de muitos idosos da comunidade, que se reúnem para fazer atividades físicas no local. Apesar de muito utilizada, os moradores reclamam que a quadra não oferece uma boa estrutura física, já que o local não possui banheiros, bebedouros, cobertura e salas para o depósito de materiais.

Há cerca de cinco anos, os dois grupos da terceira idade, um formado pelos próprios moradores e outro por pessoas atendidas no Posto de Saúde do bairro, se revezam para utilizar a quadra na parte da manhã. “Todas as pessoas que participam da atividade são mais velhos, então é extremamente necessário que a quadra ofereça melhores condições. As principais necessidades são a construção de uma cobertura, banheiros e bebedouros”, explicou Francisca Isabel, coordenadora do grupo formado por cerca de 20 moradores da comunidade. “Antigamente a Prefeitura sedia colchonetes, e eu precisava guardá-los em casa, pois não há uma sala adequada para isso na quadra”, relembrou.

Qualidade de vida
“Os grupos foram criados para dar mais qualidade de vida aos idosos, mas para que esse trabalho seja bem feito nós precisamos do apoio da Prefeitura”, cobrou Francisca. “No governo do Sebastião Quintão, havia um professor de Educação Física para acompanhar as atividades do grupo da comunidade. E seria muito importante que nós tivéssemos esse acompanhamento novamente, afinal fazer exercícios físicos sem a coordenação de um profissional não é recomendável”, acrescentou. 

Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Vila Militar, Sebastião Souza, a comunidade vem pedindo melhorias na quadra desde o último ano. “Esta é a única quadra do bairro, e é preciso investir nela. Em outubro de 2010, enviei um ofício à Prefeitura pedindo intervenções no local, mas até hoje nada foi feito”, disse. “Quem usa a quadra precisa trazer uma garrafinha de água, pois não tem sequer um bebedouro. Essa situação precisa ser mudada, já que o local é muito usado pela comunidade”, declarou Souza.

PMI vai avaliar situação
Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Ipatinga informou que a Secretaria Municipal de Obras Públicas irá enviar uma equipe à quadra poliesportiva do Bairro Vila Militar para elaborar um relatório sobre a atual situação de sua estrutura física.  A nota ainda esclareceu que, se atestada a necessidade de reforma, as intervenções serão realizadas a curto prazo.



HUMOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário