segunda-feira, 4 de julho de 2011

CORPO DE ITAMAR FRANCO SERA LEVADO PARA BELO HORIZONTE

O corpo do senador e ex-presidente da República Itamar Franco será levado para Belo Horizonte. No domingo (3), milhares de pessoas acompanharam o velório em Juiz de Fora. O caixão foi transportado em um avião da Força Aérea Brasileira de São Paulo para Minas Gerais. Assim que chegou a Juiz de Fora foi coberto com as bandeiras do estado e do Brasil, depois, seguiu em carro aberto para o centro da cidade.
O corpo de Itamar Franco foi recebido com honras militares e com uma salva de palmas em frente à Câmara de Vereadores. Nascido na Bahia, Itamar sempre se considerou mineiro. Prefeito por duas vezes de Juiz de Fora, chegou à presidência da República em 1992. Era o vice de Fernando Collor, que sofreu um impeachment. Em julho de 94, ele e o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, lançaram o Plano Real. Com uma nova moeda, o plano econômico pôs fim à inflação, depois de quase três décadas de descontrole nos preços.
Itamar também foi embaixador, governador de Minas Gerais e senador por três mandatos. No último, teve que se afastar para tratar de uma leucemia. Morreu no sábado por causa das complicações da doença. Na despedida, as duas filhas se emocionaram várias vezes. A irmã Matilde Franco lamentou a morte dele. “Ele não merecia o que aconteceu. Deus que leve ele para o céu”, disse.
Três ex-presidentes: Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor estiveram no velório. A presidente Dilma Rousseff foi representada pelo vice-presidente Michel Temer, que lembrou a importância de Itamar para a recuperação da economia brasileira e o controle da inflação nos anos 90.
“Ele foi praticante de um dos atos mais importantes do país, que foi precisamente a estabilidade em relação à inflação. Ele teve a coragem de lançar o Plano Real que manteve o Brasil nos trilhos de uma boa economia”, afirmou o vice-presidente da República Michel Temer.
Deputados e colegas de Itamar de senado também reverenciaram o político que ajudou a preservar a democracia e que tinha a fama de ser discreto e firme nas decisões. “O governo do Itamar é um governo que você não pode dizer uma vírgula que tenha acontecido, que ele não tenha punido, seja lá o que for”, garantiu o senador Pedro Simon (PMDB-RS).
“Ele era um nacionalista nato e tinha sempre a preocupação de valorizar as coisas do Brasil. Talvez esse seja o principal legado que ele deixa para todos nós, que é o de continuar esta luta pelo fortalecimento, pelo crescimento e pela valorização do país”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS).
Até o início da noite, 30 mil pessoas haviam passado pelo velório, segundo o cálculo da Polícia Militar. Foi o reconhecimento ao cidadão ilustre, que foi longe na política, mas que nunca se esqueceu de Juiz de Fora. “Tenho muito orgulho do Itamar. É uma pessoa muito honesta. Iguais a ele são poucos”, disse a agente de saúde Maria José Barros.
“Se todos os políticos seguissem a carreira dele, talvez nós tivéssemos um país com mais igualdade social para todos”, afirmou o metalúrgico Geraldo Gomes.
Em Belo Horizonte, o corpo de Itamar Franco deve ser recebido no Aeroporto da Pampulha com honras militares e depois segue em carro aberto pelas principais avenidas, até o Palácio da Liberdade. Se não houver atrasos, a previsão é de chegada às 10h. O velório será aberto primeiro para parentes, amigos e autoridades políticas. Às 10h30 está prevista a chegada da presidente Dilma Rousseff. Das 11h às 14h30 o velório será aberto à população. O corpo será cremado a tarde. A primeira homenagem foi uma flor amarela. O policial militar que fez a vigilância de madrugada contou que um senhor chegou por volta de 1h, fez o sinal da cruz, rezou em silêncio e deixou a primeira lembrança para Itamar.
  VA NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário