sexta-feira, 1 de julho de 2011

Prefeitura promete internet grátis a partir de domingo


Inclusão digital foi uma das promessas de campanha do prefeito Robson Gomes
IPATINGA - Os visitantes do Parque Ipanema, em Ipatinga, vão poder utilizar em caráter experimental, a partir do próximo domingo (3), do sistema aberto de internet que permitirá a navegação de qualquer pessoa que tenha um equipamento portátil (notebook ou telefone) compatível com a tecnologia WI-FI. Com este projeto-piloto, a Prefeitura de Ipatinga pretende oferecer acesso gratuito a um mundo de informações, favorecendo assim a construção de uma cidade tecnológica do futuro.
A iniciativa faz parte do projeto Ipatinga Digital, uma das promessas de campanha do prefeito Robson Gomes da Silva (PPS), durante o pleito de 2010 e que está sendo colocada em prática até todos os grandes centros de convivência do município. "O prefeito é um entusiasta da modernização. E ele orienta toda a equipe a buscar, incessantemente, a melhoria das condições da qualidade de vida de todos os cidadãos ipatinguenses, sobretudo visando à eficiência do serviço público", explicou o gerente do Serviço Municipal de Dados (Dataserv), José Geraldo de Araújo Neto.
O Ipatinga Digital é um investimento da Prefeitura de Ipatinga, feito conjuntamente com a participação de alguns parceiros, e está incluído no Plano Plurianual. Técnicos da Prefeitura e empresa terceirizada concluíram a instalação de quatro antenas em pontos estratégicos do Parque Ipanema, Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro e na praça Waldomiro Serafim da Costa (praça central do Bom Jardim), proporcionando uma malha de sinal. "Os novos dispositivos permitirão também mais facilidade para outras atividades realizadas nos recintos. Como tem se tornado um hábito de estudantes, que, em grupo, nos finais de tarde se reunirem sob as árvores para estudar, poderão fazer uso de seus equipamentos portáteis a partir desse sistema público e gratuito que está sendo disponibilizado", lembrou Araújo Neto.

CADASTRO
O gerente do Dataserv informou que o acesso gratuito a internet no Parque Ipanema, 7 de Outubro e Praça do Bom Jardim não terá limitações num prazo de três meses. "Mas é indispensável que o usuário tenha que procurar a administração municipal para fazer o seu cadastro, preenchendo uma ficha própria, com os dados pessoais. É bom lembrar que o sistema tem monitoramento permanente e dispositivo de controle que não permitirão acessos aos sites restritos. A finalidade do serviço é atender questões de interesse público tendo velocidade de navegação de 3Mbps, não sendo permitido o desvio de finalidade no uso do sistema", explicou Araújo Neto.

INCLUSÃO DIGITAL
A inclusão digital proporcionada pelo Ipatinga Digital foi destacada pelo prefeito como um compromisso de governo. "É um projeto maravilhoso, que disponibiliza uma verdadeira enciclopédia, beneficiando pessoas de todas as classes sociais. A iniciativa vai beneficiar a população e tirar muita criança da rua. Todos nós temos indagações e agora podemos buscar isso na internet, tendo uma condição de melhor cultura, maior conhecimento. O nosso projeto está caminhando a passos largos e iremos ampliar a rede à população de Ipatinga", disse Robson Gomes.
 fonte: Diario popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário